sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Crônicas de José Benedito Zoccoli

 MINEIRÍSSIMO                                                                                                                                                                                                                            
         Prof. José Benedito Zoccoli
                           www.ituiutaba-mineirissimo,blogspot.com.br

 
Dezembro de 1952. No Cine e Teatro Ituiutaba (Cinema do Horta), sito  à Rua 22, entre Avenidas 13 e 15, não houve a sessão de cinema. Foi a sessão solene de formatura dos  26 ginasianos do Instituto 'Marden" , do saudoso diretor Dr. Álvaro Brandão de Andrade.  O orador da turma foi o aluno José Benedito Zoccoli ,  que fez um brilhante discurso, sendo aplaudido por todos. O paraninfo da turma foi o vice-Governador de Minas Gerais, o médico e político do PRM (Partido Republicano Mineiro), Dr. Clóvis Salgado, natural de Leopoldina-MG, casado com a cantora lírica  Lia Salgado. Logo após a solenidade, o Dr. Clóvis Salgado fez um convite para o jovem orador da turma para continuar seus estudos no Curso Científico, no famoso Colégio Caraça,   situado nas montanhas da Serra do Espinhaço, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara-MG, e,também, próximo  a  Belo Horizonte.
Nos três anos que lá estudou o ituiutabano José Benedito Zoccoli, sempre alcançou o primeiro lugar, em todas as disciplinas, com louvor.
 Em seguida, o vice-governador de Minas Gerais Dr. Clóvis Salgado tomou posse como  Governador do Estado de MG, em 1955, devido ao afastamento do então Governador Juscelino Kubitschek (J.K.), que renunciou ao cargo, para fazer a sua campanha politica , como  candidato à Presidencia da República do Brasil,tendo  sido eleito no final de 1955.
Ao terminar seu curso cientifico no Colégio Caraça,José Benedito Zoccoli foi empossado como secretário particular do governador Dr. Clóvis Salgado, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Quando o Presidente da República J.K. tomou posse no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, Dr.Clóvis Salgado tomou posse como Ministro da Educação e Cultura. No MEC, também trabalhou José Benedito Zoccoli. Graças o seu pedido  ao  Ministro da Educação, foi construído um novo colégio em Ituiutaba, denominado 'Escola Estadual  Governador Clóvis Salgado',  na gestão do Prefeito Municipal de Ituiutaba, Antonio Souza Martins (Nicota).

Em sua homenagem, foi  construído em Belo Horizonte, o Palácio das Artes, pertencente à Fundação Cultural Clóvis Salgado, na Av. Afonso Pena, no Parque Municipal.



                                        MINEIRÍSSIMO                                                     
    HISTÓRIA DE ITUIUTABA-MG: PERSONALIDADES
                     PRESÍDIO ‘HELENA MARIA DA CONCEIÇÃO’
                                                             PROF. JOSÉ BENEDITO ZOCCOLI
 Durante mais de vinte anos, a ituiutabana dona Helena Maria da Conceição e seu marido, Otaviano Vidigal,  em sua Pensão Na. Sa. Aparecida, situada na Rua 22,  nº  619, entre Avs. 13 e 15, logo após a Eletrozema Ltda., forneceram refeições, em marmitas, aos presos da Cadeia Pública de Ituiutaba, na Rua 18, esquina da Av.9, sendo o prédio de dois andares. O prédio histórico foi sede da primeira Câmara de Vereadores de Ituiutaba, Fórum e, depois, Cadeia Pública. Foi o primeiro sobrado inaugurado em Ituiutaba, em 1882. Mais tarde, foi demolido. Helena Maria da Conceição foi uma servidora estadual, pois recebia seus vencimentos do Governo do Estado de Minas  Gerais.
Em reconhecimento ao seu trabalho, o Governador do Estado de Minas  Gerais.  Helio Garcia, através do Decreto Nº 25.834/86, publicado na Imprensa Oficial “Minas Gerais”, em 07.04.1986, a ‘Cadeia Pública de Ituiutaba’ passou a denominar-se Cadeia Pública  “Helena Maria da Conceição” de Ituiutaba, na Av. Prof. José Vieira de Mendonça.  Justa e merecida homenagem que o Governador de Minas Gerais, Dr. Helio Garcia. prestou à querida empresária de Ituiutaba, conforme placa de bronze, alusiva à denominação, existente na recepção  do  citado presídio.
Na referida Pensão Na. Sa. Aparecida, residiam  vários hospedes mensalistas, por  longo tempo, dentre eles, os jovens: Humberto Theodoro Gomes ( telegrafista e, mais tarde,  Escrivão Criminal);  Manoel Afonso Cancella, recém-chegado de Portugal. Também hospedaram  vários comerciantes,  fazendeiros com suas famílias  e viajantes.
O Governador do Estado de Minas Gerais, Helio de Carvalho Garcia, natural de Santo Antonio do Amparo-MG, nasceu em 16 de março de 1931 e foi governador do Estado de Minas Gerais, em dois períodos distintos: De 1984 a 1987;  e  de 1991 a 1995.
O casal Otaviano Vidigal e Helena Maria da Conceição tiveram três  filhas :  Ocalícia  Vidigal  Castanheira, Maria Vidigal  Morais e Jerônima  Vidigal Zoccoli ; o casal, também, criou três filhos amados: 1. Dorcelina Silva, casada com Antonio Luiz Silva; 2. Lafayette Bittencourt, farmacêutico, casado com Elvira Gentil; 3.  Vasco Bittencourt, alfaiate, casado com Alvina Leite de Oliveira (Dona Nenem).
Várias cidades do Estado de Minas Gerais homenagearam com nomes de personalidades, seus presídios, tais como:
1.      Penitenciária ‘Nelson  Hungria’ – Contagem – MG
2.      Penitenciária ‘Prof. João Pimenta da Veiga’ – Uberlândia – MG
3.      Penitenciária ‘Dr. Manoel Martins Lisboa Jr.’ – Muriaé – MG
4.      Presídio ‘Prof. Jacy de Assis’ – Uberlândia – MG
5.      Presídio “Helena Maria da Conceição” – Ituiutaba-MG
  A Igreja Católica Apostólica Romana, de Ituiutaba, através da ‘Pastoral Carcerária’, faz um brilhante trabalho de assistência religiosa de alto nível,  amor e caridade, junto aos presos.
 APAC – “Associação de Proteção e Assistência aos Condenados” de Ituiutaba, na Av. 21, esquina da rua 38. A sua finalidade é a valorização humana e a reintegração social.
Até o ano de 2002, as cadeias  públicas, presídios e penitenciárias do Estado de Minas Gerais eram subordinados à Secretaria de Estado de Segurança e Defesa, tendo a denominação de Cadeia Pública”Helena Maria da Conceição” – Ituiutaba-MG.
A partir de 2003, passaram-se a ser subordinados à recém-criada  Secretaria de  Estado de Defesa Social (SEDS) do Estado de Minas Gerais, pelo  então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Aécio Neves da Cunha, passando a denominar-se Presídio “Helena Maria da Conceição” – Ituiutaba-MG.
Até a presente data, nenhum Vereador de Ituiutaba-MG propôs a indicação de denominação de um logradouro, rua, avenida ou praça de Ituiutaba, com o nome da ituiutabana “Helena Maria da Conceição”,em reconhecimento ao seu trabalho de amor ao próximo.
A Avenida  ‘Otaviano Vidigal’ está situada no Bairro Independência – Ituiutaba-MG, por proposição do   ex-vereador Valmir José Fonseca França.
                                                                                                              José Benedito Zoccoli
                                                               .x.x.x.x.x.
MENSAGENS:
1.- “A morte não chega com o fim da vida; mas, sim, com o esquecimento”.
2.- “A morte não é a maior perda da vida; mas, sim, a que morre dentro de nós, no coração, enquanto vivemos”.
3.- “Deus é Amor e aquele que vive no Amor, vive em Deus e Deus vive com ele”.

CINE E TEATRO  ITUIUTABA

                                             "CINEMA DO  HORTA"

 GRANDE HOMENAGEM:

Na festa dos 111 anos de Ituiutaba, em 16.09.2012, nossas saudades dos queridos nomes abaixo citados, pois eles fazem parte da nossa  história:

Ivo Salviano Pinto, Alceu Azambuja, Edmundo Borges  Moraes, Julita e João Garcia Nascimento; Mario e Valquíria Fonseca Calil; Dina, Heleninha e Maria Caixeta; Gertrudes Coelho, Pereira Lisboa,  Dirce Carvalho Mandim, Horácio Paula Siqueira, Nadime Bittar Melo, Sebastião Luiz Mamede, Cícero de Freitas Barros, Moacir ,Milton e Milsa Marchiori; Apolônia Chaves, Pedro Fonseca, Salma Dib Vilela, Odilon e Divina Machado; Carlos Modesto Santos,Alaíde  Barbosa Alves, João Batista Mendes, José Durval e Edson Vilela; Padres João Avi e Lino José Correr; Osmar Barbosa Lacerda, Francelina Reis,Henrique e Roberto Zoccoli (Tio Nenen); João Corrêa Almeida e a queridíssima Salminha Féres

             ITUIUTABA - HISTÓRIA – EDUCAÇÃO – CULTURA – ARTE

  O Cine e Teatro Ituiutaba  pertencia ao Sr.Antonio Manoel Horta, natural de Portugal e foi inaugurado em 1942,com 800 poltronas na platéia e  120 no balcão. Foi construtor, Azarias Cândido de Freitas.
                           Na bilheteria , a bonita e loura jovem Lourdinha Janones. O porteiro João, magrinho, sorridente, recolhia os ingressos. Jorge era o “lanterninha” ou “vagalume”. No escurinho do cinema, ele mostrava  aos atrasadinhos, as poltronas vasias.
                         No palco, uma grande cortina de veludo cor grenat (vinho) ia abrindo aos poucos, anunciando o início da sessão, ao som do gongo que batia as três badaladas,  prefixo musical “Danúbio Azul”,valsa de Johann Strauss.
As grandes produtoras de filmes eram: Columbia, Universal, Warner Bros, 20 Century Fox e Paris Filmes.
                          Assistíamos todos os filmes: E o Vento Levou, Como Era Verde Meu Vale, Casablanca, Gilda, Quo Vadis, Cantando na Chuva, A um Passo da Eternidade, O Manto Sagrado, A Última Vez que vi Paris, A Fonte dos Desejos, Suplício de uma Saudade, Tarde Demais para Esquecer, Suave é a Noite, Melodia Imortal e tantos outros grandes sucessos.
                           Também filmes  faroestes com mocinhos, bandidos e muitos tiros :Os Brutos também Amam,Dólar Furado, Matar ou Morrer. O astro principal era o inesque- cível John Wayne e tinha também o xerife
                           Os filmes nacionais da produtora Atlântida, quase todos de Carlos Manga e Watson Macedo. Os artistas eram: Eliana, Anselmo Duarte, Cyl Farney, José Lewigoy, Fada Santoro, Írma Alvarez, Jaime Costa,  Sônia Mamede, Odete Lara e Norma Benguel.
                           Os filmes de carnaval, conhecidos por “chanchadas”, nos matavam de rir, estrelados por Oscarito, Grande Otelo,Costinha, Renata Fronzi, Zé Trindade, Ronald Golias,  Dercy Gonçalves, Cole, Ankyto e os cantores : Ivon Cury,Adelaide Chiozzo,, el-broto Francisco Carlos, pianista Bené Nunes, Marlene e Emilinha Borba, as duas eternas rainhas do rádio.
                           Jamais iremos esquecer os filmes brasileiros: Esse Mundo é um Pandeiro, Carnaval no Fogo, Carnaval no Gelo, Nem Sansão e nem Dalila e Tristeza do Jeca, com Mazzaropi.
                            Os filmes eram em preto e branco e, mais tarde, coloridos (tecknicolor) e as telas grandes “cinemaScope”
                           As revistas especializadas em notícias de cinema eram: O Cruzeiro, Manchete, Cinelândia, Cena Muda e Carioca.
                           Aos domingos, à noite, no Cinema do Horta, duas sessões,  com filas quilométricas para comprar ingressos. Na primeira sessão, às 19 h, as garotas  desfilavam seus vestidos de gala : Altair (a querida professora Nininha), Zazá, Lola, Florianita, Dilza, Branca, Jupira, Pirassu, Miroca, Inaudy,  Nena, Adila Bertoni, Natália Fratari, Zenaide, Irene Coelho,  Mafalda, Juci, Lenir, Cacilda,Iolanda,Tereza Goulart;  Tereza Barros e dezenas de jovens da alta sociedade. Todo mundo encantava, quando entravam na sala de projeção do  cinema, os namorados:  Dr. Jaime e  Violeta; José Vitor e Hilda; Fiúco e Aparecida; Lince e Terezinha; Romeu Calil e Fádue; Dr.Camilinho e Juracy; Dr.Omar e Julia; e Dr. Darcy e Senhorinha.
                            O Cinema do Horta e Cine Capitólio fecharam.
                           Ituiutaba não tem mais cinemas.
                            Como nos faz falta um cinema (a sétima arte),  templo de cultura e lazer.
.
                                              FIM ( THE END)

                                       Prof. José Benedito Zoccoli
                            Advogado – Historiador – Socioterapeuta

Conselho de mestre:
 Há três coisas na vida que nunca voltam atrás:   A flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade PERDIDA..

                                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;