segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O amor é uma droga? - Arth Silva - Critica literária


O amor é uma droga?
- Arth Silva -

É uma sensação única ver meu nome nas dedicatórias oficiais de um livro. Melhor ainda é ler parte de um texto meu como citação no conteúdo da obra.

O livro a que me refiro tem o curioso nome de “O amor é uma Droga”, de autoria do Ituiutabano Gladiston Jr; nesse livro cuja trama se passa nos EUA e todos os personagens são gringos, Gladiston narra as desventuras de um jornalista chamado Willian Lenox que, durante as experiências de cada página, tenta definir o amor ou ao menos compreendê-lo e, com isso, publicar o livro cujo nome é uma frase que ouve e passa a dizer com frequencia: “O amor é uma droga”.

Ali, o personagem Lenox, assim como Gladiston, vive a ansiedade de escrever seu primeiro livro, por isso a obra é uma mistura de ficção com autobiografia e anseios pessoais. São 290 páginas bem interessantes, inspiradas nitidamente em séries da TV norte-americanas como The Newsroom, Californication e outras; com ótimos diálogos e vários personagens fascinantes; mesmo que com dezenas de errinhos de português "básicos" que são avisados logo no início do livro onde podemos ler: (1ª Edição – Não revisado). Aqui muitos talvez se perguntem: “Como o cara lança um livro sem revisão?”. Também me perguntei isso, e fiz varias marcações para que ele possa corrigir. (Mas o melhor mesmo seria pagar um revisor).

Desde 2011 mantenho contato através da internet com Gladiston, sobre publicação independente, estilo literário e essas coisas; em alguns momentos li esboços do seu livro, mas por falta de tempo não pude acompanhar a evolução da obra.

A questão era que eu não sabia se acreditava naquele jovem com pretensões de ser escritor, conseguiria ele vencer todas as etapas desse sonho?
Até que no inicio do ano de 2014 me deparei com o livro pronto em minhas mãos, o qual pensei que leria um pouco e desistiria antes da metade, mas fui surpreendido quando vi que a versão final não tinha mais nada a ver com aquelas primeiras versões que há anos eu havia recebido por e-mail. Agora o texto era melhor, não perfeito, mas mostrava claramente o amadurecimento de Gladiston Jr como autor.

Por mais que repleto de “errinhos”, o livro tem uma boa estrutura e conseguiu prender minha atenção. E olha que sou chato, o que tem de livro de amigo ou conhecido e até de autor famoso que não me cativam, por isso nem consigo terminar a leitura... Isso mostra que, mais importante do que escrever corretamente é conseguir passar ao leitor a ideia do texto. E Gladiston conseguiu isso muito bem.

Independente de qualquer coisa, admirei a vontade e a persistência do autor em escrever e publicar de forma totalmente independente sua obra. Principalmente porque onde vivo, Ituiutaba/MG, dezenas de potenciais escritores nunca começam a escrever suas ótimas idéias ou, se começam desistem antes da metade.

Durante o livro, vários trechos chamaram minha atenção, principalmente os diálogos de Lenox com o personagem Will, que em minha opinião, é o melhor personagem do livro e o amigo de Lenox, Doyle, que de tão legal deveria ter continuado em mais páginas. Um ponto interessante do livro é que em alguns parágrafos lemos trechos com a visão de amor escrito por amigos de Gladiston, como o excelente texto da gaúcha Naiumy Roani e de vários ituiutabanos, muitos até que eu conheço e não sabia que escreviam tão bem como a tejucana Ana Carolina Oliveira, que talvez tenha melhor texto sobre amor do livro.

Enfim, a trama do livro é muito interessante e deve ser lida por aqueles que tenham a mente aberta e sejam pensadores livres. Infelizmente o livro “O amor é uma droga” de Gladiston Jr, não irá conseguir te passar a visão definitiva do que é o amor, até porque, talvez esse sentimento não tenha definição correta; cada um possui uma visão diferente do amor, por isso, nada melhor do que amar, ou melhor, ler o livro para tirar suas próprias conclusões.

Ah! O livro já está a venda na Drummond Livraria e na Itacolomy em Ituiutaba.

3 comentários:

  1. ops, livro novo na praça?

    precisamos conhece-lo. onde podemos adquirir?

    enio

    ResponderExcluir
  2. O livro está a venda na Drumond Livraria e na Itacolomy.
    É uma leitura bem interessante do escritor mais jovem que Ituiutaba possui.

    ResponderExcluir
  3. Li este livro e amei *-*
    A história é muito interessante, quando vi o book trailer (https://www.youtube.com/watch?v=Y13M2c-_8GY) a primeira coisa que pensei foi "Eu preciso urgente deste livro"... Embora tenha sido o primeiro livro que comprei sem referência, se é bom ou não, eu confiei e foi perfeito <3
    Super recomendo!

    ResponderExcluir

 
;