Parece que ajuda a proporcioná-la sim, mas não do jeito que a gente costuma pensar, quanto mais, melhor, e pronto. Isso caracteriza riqueza, mas não felicidade.
Segundo o livro de Nilton Bonder, “A cabala do dinheiro”, esse universo tem regras próprias e divide-se em quatro planos:
Físico – O dinheiro que é gasto com nossas necessidades pessoais.
Emocional –Todos os gastos com responsabilidades com outras pessoas, incluindo doações e presentes para outras pessoas; família, por exemplo.
Intelectual – São investimentos em ações comunitárias, como os impostos, onde o benefício se reverte a todos.
Espiritual – Através de ajuda aos necessitados.
Esses quatro planos devem permanecer em equilíbrio, não necessitando que todos devam receber a mesma porcentagem, mas que nenhum seja deixado de lado.
Não há nenhum pecado em desejar ser rico e trabalhar para isso, mas é preciso ter em mente o desejo de riqueza para todos, e não apenas para si.
Sendo o dinheiro uma energia que tem que circular, ele explica que mesmo que se teime em retê-lo apenas para o benefício próprio, sem levar em conta os outros planos, perdas aparecem através de doenças, objetos que se danificam e outras formas de prejuízo que forçam o equilíbrio.
Indagado quanto aos mais pobres, ele explica que “ninguém é tão pobre que não possa dar alguma coisa, nem tão rico que não possa recebê-la”, e que essa associação tão em moda de que tempo é dinheiro, pensando só em bens materiais, merece um certo cuidado, pois o dinheiro é uma das energias com as quais lidamos, mas não é a única, e todas precisam estar interligadas para proporcionar felicidade.
Assim, o tempo também requer outros empregos, como horas de lazer, horas que nossos entes queridos carecem da nossa companhia, horas de estudos e novos aprendizados, e mesmo o fazer nada, como repouso essencial para a saúde física e emocional.
E finalmente, vale lembrar que apesar do conforto que o dinheiro nos proporciona, há inúmeros outros bens que contribuem para a felicidade, mas dinheiro algum pode comprar.


Neusa Marques Palis
nmpalis@yahoo.com.br