domingo, 21 de junho de 2020

Crônicas de José Moreira Filho


  











RELACIONAMENTO HUMANO


Carece-nos de refletir um pouco sobre um fato muito importante para humanidade, principalmente nos dias atuais, que é o relacionamento humano. Para isso precisamos partir do princípio que homem algum é uma ilha, aliás, título de um livro do famoso escritor espiritualista Thomas Merton.
Bem, é preciso aceitar que estamos, ou sempre estivemos submissos à influência de quatro formas de poder: o poder econômico, o poder político, o poder religioso e o poder moral. O mais influente deles, sem dúvida, no mundo capitalista em que vivemos, é o poder econômico. Tudo gira em torno do dinheiro, a ponto de alguém dizer - quem não tem dinheiro não tem dignidade. Testes feitos com pessoas tentando entrar em restaurantes primeiramente maltrapilhas e em seguida bem trajadas, provam essa tese. A recepção é totalmente diferente.
Quanto ao poder político, podemos dizer que é irmão gêmeo do econômico. Vem atrelado a ele. É comum vermos na televisão crimes envolvendo altas somas de dinheiro patrocinados por políticos. E até governantes sendo condenados e presos, o que é um bom indício, embora vergonhoso.
Já o poder religioso é muitas vezes embalado pela vaidade, quando não também para fortalecer o econômico. Sabemos que certas seitas religiosas colocam sua estrutura administrativa à disposição de quem quiser aumentar patrimônio numa relação conveniada a título de franquia.
O moral sim, é que deveria sustentar todos os outros. O poder político teria muito mais sustentabilidade caso se firmasse na solidez de posturas corretas, coerentes e éticas. Por que o nosso Congresso está na UTI? Isso tem sido atestado diariamente no Brasil por atos, palavras e comportamentos de nossos políticos, que andam com seu ibope a zero. Por que tanta falta de dignidade, de honradez e de caráter?Poder econômico não lhes falta, nem mesmo o político, mas está apoiado em mentiras, em falcatruas, por isso desacreditado. Os noticiários estão cheios de detentores de poder político sendo algemados e enchendo os camburões da polícia federal. Alguém ainda se lembra da Operação Pasárgada?  E hoje são tantas que é melhor englobá-las todas na OPERAÇÃO LAVA JATO. Quem sabe esse nome sugere uma verdadeira limpeza? Tudo isso, simplesmente porque não mesclam o seu poder político com a ética. Com uma conduta ilibada e patriótica.Parece até que essa moléstia está se espalhando, pois as redes sociais estão cheias de críticas veladas à Suprema Corte do país.
É necessário levar em consideração esses poderes para mensurar a força do nosso relacionamento. Por que?  Exatamente porque dependendo da forma e do grau do poder que tenho é que será a minha força de relacionamento. Quem não tem dinheiro, geralmente e infelizmente se sente inferior e se humilha, portanto se afasta e a força de seu relacionamento tende ao zero. Sua influência é nula ou quase. A não ser que algum outro poder que tenha, seja forte o suficiente para compensar as perdas de força com a falta do vil metal. E há pessoas assim. Infelizmente poucas, que construíram sua vida alicerçada em tanto poder moral, que dispensa quaisquer outros poderes para se situarem na sociedade.
Oportunamente estamos vivendo um momento em quesomos levados a pensar nos problemas que enfrentamos, decorrentes da violência pandêmicaque assola o mundo.A preocupação deve se voltar para o fortalecimento do poder moral e não do econômico. É preciso trabalharmos a consciência de que me sentirei mais feliz, mais em paz se notar que todos têm melhor qualidade de vida. Que o que sobra na minha mesa pode suprir o que falta na do vizinho. E principalmente, que a solidariedade compartilhada não me empobrece, mas pode enriquecer a música tocada pela orquestra da humanidade no palco da vida.

José Moreira Filho
ARLS Salim Bittar
Or\de Ituiutaba-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;