quinta-feira, 29 de junho de 2017

Crônicas de Edgar Franco -CIBERPAJÉ








Eu Não Sou Mágico, Sou Mago.

            Dia desses eu estava passando pelo detector de metais do aeroporto de Goiânia e a funcionária curiosa com minha indumentária e cartola perguntou-me: - Você é um mágico? Respondi a ela sem pestanejar: - Eu sou um mago! Ela olhou-me como quem não tinha entendido nada e eu continue minha caminhada pegando mochila e cinto.
            A concepção de magia é algo muito controverso no contexto de nossa cultura completamente infestada por duas polaridades de visão de mundo, uma totalmente materialista e cética, e a outra monoteísta e preconceituosa. Nesse contexto um mago é visto como um idiota ligado à ideia de “nova era”, um pseudo guru de autoajuda, ou um feiticeiro malévolo com pactos obtusos com o demônio e realizador de rituais obscuros e obscenos. Por outro lado, na era da hiperinformação em que vivemos a internet está infestada de informações controversas e milhares de visões, proposições, e conceitos do que seria ocultismo e magia, quase tudo mergulhado em um ar obscurantista e recheado de um hermetismo que no final das contas mantém uma aura de universo misterioso e proibido para a prática mágica. A consequência direta disso é um sem número de espertalhões verborrágicos coordenando fóruns, comunidades e páginas em redes sociais dizendo-se iniciados poderosos.
            Infelizmente toda a cultura ocidental está infestada pela praga da verborragia, as pessoas falam demais, existem eruditos e conhecedores profundos de todos os assuntos, em todas as áreas. Mas em sua esmagadora maioria esses eruditos são intelectualoides frouxos e ineptos que nunca experienciaram nada. Portam-se como enciclopédias ambulantes de assuntos e temas que nunca vivenciaram e subsistem de espalhar essa verborragia inócua e enfastiante por aí. No âmbito do ocultismo e da magia acontece a mesma coisa, temos inúmeros eruditos da magia, escrevendo tratados, criando sites, azucrinando-nos em seus blogs e páginas de internet com um pseudo conhecimento mágico que não lhes serve de absolutamente nada, a não ser pelo fato de se sentirem respeitados por alguns idiotas pueris que admiram tal conhecimento.
            A única magia que me interessa é a prática, aquela que eu posso utilizar e experienciar a transformação de minha realidade. Todo o resto é lixo retórico desnecessário, a vida é breve e não tenho tempo a perder com eruditismos inócuos. Não que eu desconheça a tradição ocultista ocidental, já li demais, mas joguei praticamente tudo no lixo, mantendo só aquilo que me serve, as práticas que incorporo em minha produção artística, pois cada obra minha é uma ação ritualística de transmutação, uma ação mágica. E em essência a magia não é nada mais, nada menos do que isso, a capacidade de manipular símbolos e criar narrativas que podem transformar nossa realidade ordinária. Revelo a vocês os 3 maiores segredos da efetividade mágica, tão simples quanto profundos: O primeiro segredo para uma ação mágica efetiva é a total pureza de intenções, e isso envolve respeito e amor incondicional por todas as formas de vida e jamais conjurar o mal e a dor para qualquer outro ser; o segundo segredo é a aceitação completa do que se é – ou o completo autoperdão; finalmente um mago deve ter a capacidade de estar completamente focado no agora, no momento presente, mesmo quando desejar instaurar uma imagem em sua mente inconsciente que transmutará seu futuro.
            Tenho praticado minha magia há cerca de 25 anos, e sua efetividade é tanta que digo a vocês que tudo que sou hoje devo à minha capacidade de realizar meus rituais mágicos de autotransformação!  Deixo aqui a minha gratidão eterna ao Cosmos pelas chaves que encontrei e pelas que sei ainda encontrarei, também o meu respeito a todas as formas genuínas de transcendência, baseadas no amplo e irrestrito amor universal incondicional.

Edgar Franco é Ciberpajé, artista transmídia, pós-doutor em artes pela UnB, doutor em artes pela USP, mestre em multimeios pela Unicamp e professor do Programa de Doutorado em Arte e Cultura Visual da UFG. Acadêmico da ALAMI, possui obras premiadas nacionalmente nas áreas de arte e tecnologia e histórias em quadrinhos. ciberpaje@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;