sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Crônicas do Jarbas











         
EVENTO SUPRAPARTIDÁRIO 
                                                                                                                            Jarbas W. Avelar


Uma crise de âmbito nacional levou a classe política a convencionar um momento de trégua, nos embates por interesses partidários e regionais, e a criação de uma comissão mista, formada por representantes de todos os partidos políticos e de todos os estados da federação.

Acordados quanto à pauta da reunião, ao dia e ao local, onde realizá-la, para lá se dirigiram políticos de todos os Estados.

Em virtude do horário, que já se avançava noite adentro, exaustos e convencidos da impossibilidade de esgotar a pauta, às 23 horas, suspenderam a reunião para uma pausa, acordado seu reinício no dia seguinte, às 8 horas.

Todos restabelecidos, bem trajados, com ares de quem dormira um sono repousante e reparador, dirigiram-se ao local da reunião.

Entretanto, a aparência dos representantes da comissão do Estado de Minas Gerais despertou a atenção dos demais. Os mineiros estavam com olheiras, barba por fazer, cabelos desalinhados e a mesma roupa amarfanhada do dia anterior.

Logo, logo, foram tomados por intensa preocupação no sentido de se precaverem em relação aos mineiros. Tudo indicava que, em vez de  descansar, capciosos e velhacos como são na política, passaram a noite, trabalhando, elaborando estratégias, para lograr alguma vantagem para Minas, em prejuízo dos demais Estados.

Este consenso fez com que um dos participantes, que desfrutava de relativa liberdade junto aos representantes de Minas, se aproximasse de um deles e, em conversa ao pé do ouvido, perguntou:  O que a bancada de vocês ficou fazendo a noite toda, que não tiveram tempo para descansar, fazer a barba e se trocar?

Também ao pé do ouvido, o mineiro respondeu:  Lá em Minas, quando um grupo de pessoas se encontra para conversar, o primeiro que deixar o grupo é “queimado” pelos demais. Em razão disto, ninguém foi dormir.              
     
*Jarbas W. Avelar
Advogado e Escritor


Um comentário:

  1. Parabéns, Dr. Jarbas, pela ótima crônica. Sempre precisamos de boas leituras.
    Viva!

    Enio

    ResponderExcluir

 
;