segunda-feira, 17 de setembro de 2018












ITUIUTABA

Principais fundadores de Ituiutaba: José da Silva Ramos e  seu concunhado Joaquim Antonio de Morais. Este avô de João Quirino de Morais, por sua vez tio e sogro de José Marciano de Morais. Chegaram à região, com suas famílias, em 1819, e fizeram a doação das terras do, então, Patrimônio da Capella de São José do Tijuco, hoje, município de Ituiutaba. Após a chegada do padre Antônio Dias Gouveia, em 1830, o povoado foi beneficiado com uma capela e o cemitério, dando origem do "Arraial São José do Rio Tijuco", pertencendo ao município de Prata. 

A Lei Estadual 319, de 16.9.1901 emancipou o município. Passou a chamar-se Vila Platina, substituído, em 1915, pelo nome atual, Ituiutaba. Municípios limítrofes: Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Canápolis, Santa Vitória, Monte Alegre, Prata e Campina Verde. Distância de Belo Horizonte: 685 km.

Ituiutaba se transformou em cidade polo do Pontal do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e Mato Grosso, banhada pelos rios Tijuco, Ribeirão São Lourenço, Córrego Sujo, Ribeirão São José e os rios da Prata e Paranaíba. Por estimativa do IBGE, em 2017, Ituiutaba tinha 104.526 habitantes. 

Seu período de grande crescimento econômico foi na segunda metade do século passado, de 1960 a 1980, mais ou menos, quando foi contemplada com o título “Capital do Arroz”, em virtude das suas mais de 160 indústrias de beneficiamento de arroz. Contudo, os empresários, de então, não se contentaram com a industrialização da monocultura do arroz; seu espírito empreendedor os levou a diversificar o parque industrial, com a implantação de indústrias algodoeiras, de óleo comestível, de macarrão, de balas, de refrigenrantes, de calçados, de móveis, de sabão e de papel. Sua arrojada vocação industrial orientou sua migração para indústrias de maior porte, cedendo espaço à Nestlé, Syngenta, Seeds, BP Biocombustíveis, Frigorífico JBS, Laticínio Canto de Minas, Laticínios Baduy. Estas duas últimas, genuinamente ituiutabanas. 

No ramo de supermercados, Ituiutaba atraiu o Bretas e empresários ituiutabanos criaram o Supra Supermercado, a rede Pontual Supermercados com cinco lojas, os supermercados Ferreira,  Guerreiro e outros de menor porte, e no ramo atacado/varejista, os supermercados Mart Minas e  Bahamas, este em fase de instalação, vieram atraídos pelo competitivo mercado consumidor local. 

Em função da sua performance, a cidade se tornou entreposto para o agronegócio na armazenagem de grãos produzidos no município e na região; arroz, algodão, milho, soja, sorgo, açucar, com capacidade armazenadora de 30.800 toneladas pela CASEMG, instalada às margens da Rodovia 365, em área de 200.000 m²., e pela empresa privada ituiutabana Esteio Armazéns Gerais-Esteio Grãos, do conglomerado Esteio Rural, com capacidade de estocagem de grãos, a exemplo da CASEMG, com avançada tecnologia, armazenagem convencional de produtos diversos, em silos, pré-limpeza e limpeza de grãos e cereais; secagem mecânica; tratamento fitossanitário e pesagem de veículos.

A cidade, com seus 91 bairros, é aquinhoada com um shopping, o Pátio Cidade Ituiutaba, com 30 lojas, lanchonetes e 2 salas de cinema, em 3D, com galerias e conjuntos de lojas de alta costura por toda a cidade, que atraem consumidores da região, como a Carmen Steffens, na Rua 18 com Avenida 13, a Estação Fitness, na Rua 18 com Av. 15, e confecções de aprimorada qualidade como a Casa do Uniforme, na Rua 18, com Avs. 13 e 15, nº 1.207.   

Contudo, sua marcante presença na prestação de serviços é consubstanciada na área da educação, oferecendo amplo leque de opções de cursos universitários, sendo gratuitos na UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais, com 13 cursos, na UFU-Universidade Federal de Uberlândia, Campus Ituiutaba, com 11 cursos, no IFTM-Instituto Federal do Triângulo Mineiro, e nas universidades particulares, a UNOPAR com 35 cursos e a FTM-Faculdade do Triângulo Mineiro. 

Na área de esportes e laser, a cidade conta com representantes nas modalidades Futebol, Rugby, Natação, Handebol, Lacrosse, entre outros. Está em fase de construção o novo estádio de Ituiutaba, com capacidade para 18 mil pessoas. Outras obras: o lago artificial e o centro turístico. 

Em face ao seu dinamismo, a cidade é servida por cinco emissoras de televisão: Integração - filiada à Globo, Vitoriosa - filiada ao SBT,  Paranaíba - filiada à Record, Band Triângulo - filiada à Bandeirantes e a Rede Vida de TV, e oito estações de rádio: Cancella FM, Cancella AM, Difusora FM, Difusora AM, Interativa FM, Globo AM, Favorita FM e Dimensão FM e dois jornais: Gazeta do Pontal e Folha da Região. 

Jarbas W. Avelar - Advogado e Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;