segunda-feira, 17 de abril de 2017

Crônicas de Jair Humberto Rosa


                           




A FERA



Jair Humberto Rosa

Nosso time está uma baba. Decepciona, enerva a gente. A bola, nos pés dos nossos jogadores, parece rebelde. Não obedece ao comando. Um tenta fazê-la chegar até seu companheiro de equipe, ela cai nos pés do adversário. Ingrata. Desobediente. E tem hora que até parece pedra: nosso craque chuta e ela quase não sai do lugar.
O tempo passa e o relógio não para, como diz aquele locutor esportivo. Primeira etapa finda, o placar continua virgem. Zero a zero é um resultado que não agrada mineiros nem goianos.
Cícero é moço pobre, que desceu do Nordeste tangido pela penúria, e trabalha na construção civil. Domingo, sem namorada e sem amigos, bebe umas e outras, sempre sem perder a linha; e nosso time jogando em casa não deixa de comparecer ao estádio, atendendo ao chamamento da diretoria que apela para que a torcida ajude. Só assim a equipe vai para a divisão principal. E, claro, embora não revelem, vai sobrar mais para colocar no bolso. Lá deles, lógico.
Passa da metade da segunda etapa e ninguém mudou o placar. O jogo caminha para o final e nada de emoção e gol.
Cícero já havia tomado algumas antes; agora, durante o jogo, uma barraca vendendo copos de plástico com uma geladinha dentro, fez descer mais meia dúzia goela abaixo. E com o joguinho frio que está vendo, o sangue esquenta. Resolve pular o alambrado.
O rapaz não pensa em machucar ninguém, vai se aproximar do técnico e perguntar o que é que falta para que a gente liquide logo o timinho adversário, lanterninha do campeonato. Nunca ferira ninguém, não seria agora que faria isto. Mas o policiamento está ali para não deixar ninguém entrar.
Dois deles correm atrás de Cícero que corre no rumo do banco de reservas. Vendo que os comandados não conseguem detê-lo, o comandante manda mais três em seu encalço. Depois, mais cinco. E por fim, vendo que a coisa não está fácil, vai ele mesmo. Afinal, estão diante de um monstro, pesando cerca de quarenta e oito quilos. E ainda fortemente armado de amor pelo nosso time.
Agarram-no próximo ao banco de reservas. Mais alguns segundos e teria chegado. A torcida que deixara de olhar o jogo e começara a torcer agora para Cícero, estrila, grita, vaia. Começam a jogar coisas: pedras, copos, garrafas. Uma pedra atinge a cabeça, logo de quem, do comandante.
Aí já é muita afronta, os policiais batem no jovem. Não foi ele quem atirou a pedra, é verdade, mas não foi ele quem provocou o tumulto? Então apanha.
Depois de espancado sob a vista do estádio quase lotado, Cícero segue no camburão para passar o resto do domingo no pote.
E o pior, fica sabendo no outro dia, quando é liberado já atrasado para o trabalho, é que nosso time acabou perdendo de um a zero.
                            #############################

 * Jair Humberto Rosa é autor, entre outros, de  "O sujeito", contos, J. Scortecci, São Paulo, 2005;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;